Skip to main content

Comunicação Não Verbal #04: mãos dadas

Quando duas pessoas que se gostam estão juntas, o comportamento natural é que elas se deem as mãos. Quando está com alguém que gosta, como dá as mãos?

Você até pode pensar que as mãos não fazem muita coisa além de apontar. Através das mãos podemos entender uma série de coisas nas mais variadas situações. O gesto pode ser simples, só que traz muitas informações. Para o casal, dar as mãos, aumenta o laço afetivo e o bem-estar físico e mental. Não precisamos de muita história para entender o porquê. Quando estamos com algum problema, sempre dizemos que “estaremos lá para segurar a sua mão!”. Antes de concluir o que você, talvez, já tenha entendido, vamos ver o que as mãos dadas significam em um relacionamento.

maos-suaves

Quando as palmas se tocam

Dar as mãos significa ter maior afinidade, confiança e amor. Basta reparar que os casais recém-formados se dão as mãos dessa forma. Como ainda não existem muito envolvimento e somente a paixão está em jogo, os dedos não estão entrelaçados. Vale lembrar que quando duas pessoas se dão as mãos, algum sentimento existe, já que mãos juntas significam união. Portanto, se o cara com quem você começou a sair puxa sua mão, reaja positivamente e estenda sua mão à dele.

maos-entrelacadas

Quando os dedos estão entrelaçados

Quanto mais as mãos se tocam, maior conexão existe entre o casal. Quando os dedos estão entrelaçados, geralmente, já passou a fase da paixão. Já existe um carinho ainda mais especial, uma intenção de cuidar. Quando a mão do homem está por cima, o homem é quem dá as cartas no jogo do amor, ou a mulher tem a necessidade de se sentir cuidada. Quando as mãos estão conforme da figura acima, onde estão lado a lado, o que existe entre o casal é maior cumplicidade e maior respeito entre ambos.

maos-distantes

Quando as mãos dadas se distanciam

O fato de as mãos não estarem próximas, faz com que os corpos também estejam mais distantes. Olhando assim, fica fácil entender que o que se vê é um maior distanciamento entre o casal. Podem ser por motivos de desentendimentos, brigas recorrentes, recentes, o casal está por se separar, falta emoção na relação ou quem dá pouco a mão não quer se entregar totalmente à relação. No caso das mulheres, como na foto acima, também pode ser insegurança ou timidez.

Como sempre digo, para uma melhor análise do que está acontecendo com você ou qualquer outro casal é necessário ver a mesma situação repetidas vezes e não somente uma vez. O contexto é uma das coisas mais importante na linguagem corporal.

Quer saber quem você é no relacionamento e como melhorar? Baixe o E-book grátis no botão abaixo!

Abaixo um pequeno exercício. O que você poderia dizer?

kprb-maos

As mãos dadas mostram pouca afetividade ou o momento inicial do relacionamento entre Katy Perry e Russel Brand. Quando uma das pessoas costuma andar à frente da outra, isso demonstra quem tem o domínio na relação.

Para concluir o pensamento do início do artigo: dê as mãos sem medo e #BoraSerFeliz.

Pense Nisso!

Márcio Câmara

Ajudo você a ser uma Mulher Segura e a tomar decisões acertadas para viver feliz no amor, no relacionamento, sem medo de ficar sozinha. Também participo do SuperEla, maior portal de empoderamento feminino do Brasil e do ParPerfeito, maior site de relacionamento do Brasil. Bora Ser Feliz?

Comentários no Facebook

Fez sentido para você? Deixe seu comentário. Gracias! ;)

%d blogueiros gostam disto: