Skip to main content

Como saber se ele está mentindo, através dos olhos

Dizem que os olhos são a janela da alma. A verdade é que os olhos são capazes de dizer muito mais do que simplesmente olhar.

Como sempre gosto de deixar claro quando o assunto é Comunicação Não Verbal, Linguagem Corporal, vale a pena ressaltar o contexto e como as coisas acontecem. O que irei contar agora é uma arma poderosa para entender se ele está mentindo para você. Lembre-se do contexto e esqueça o julgamento. Você já vai entender melhor o que eu quero dizer com tudo isso.

Nosso olho é muito mais que um órgão para ver o que acontece no mundo exterior. É através dele que nos conectamos com o nosso interior. É através dele que somos capazes de lembrar e de criar uma imagem, uma situação, um momento, uma história ou inventar uma mentira. É também através dele que nos conectamos com nossas emoções e com nosso “eu” interior. Portanto fique de olhos bem abertos e não feche os olhos para um olhar, ele pode dizer muito mais do que “estou olhando para você, meu amor”.

A posição do olhar

olho

Normalmente, julgamos um olhar por sua intensidade, por sua duração e não sabemos como analisar a posição dos olhos. É justamente essa parte que entrega todas as pistas que você quer para começar a entender a outra pessoa, no caso, ele.

Por uma questão de referências, já que vamos falar de lados, o lado exposto nesse artigo será sempre o da pessoa que está sendo analisada. Ou seja, o contrário ao seu. Tudo bem? Agora, já podemos começar.

Quando olhamos para cima nos conectamos com a parte visual. Para facilitar, imagine que nossa testa é uma grande tela de cinema onde os olhos podem ver as imagens que estão criando ou se lembrando.

Quando olhamos para cima e à esquerda, estamos nos lembrando de alguma coisa que já aconteceu, ou seja, é um fato. Para testar, pergunte à pessoa sobre sua infância, a vida na escola quando era pequena, coisas de um passado não tão recente, onde é preciso buscar a informação no cérebro.

Quando vamos criar uma história, e isso não necessariamente é uma mentira, olhamos para cima e à direita. Antes de julgar, pense que a pessoa pode simplesmente estar formulando a sua resposta. Fique atenta à posição dos olhos. Algo muito comum é de os olhos irem da esquerda para a direita, ou seja, a pessoa se lembrou dos fatos e está formulando a resposta.

Portanto, não figura mentira. Fique atenta!

Quando os olhos estão centrados

Quando olhamos na direção dos ouvidos, o olhar “médio”, estamos nos lembrando ou criando um som. Pode ser uma música que você não conhece, pode ser o som da voz de alguém, pode ser qualquer coisa que seja ligada ao som. Novamente, quando olhamos para o meio e à esquerda, nos lembramos. Quando olhamos para o meio e à direita, criamos. Músicos tem tendência a “pensar musicalmente”. Quando assim o fazem, seu olhar estará no meio e à direita. Quando querem tirar uma música que já tocaram alguma vez ou querem se lembrar do riff ou algo parecido, olham para o meio e à esquerda.

“Ah, já sei como funciona isso, então, Marcinho. Olhar para baixo é a mesma coisa, né?”

Quando os olhos estão para baixo

Não. Olhar para baixo muda tudo. Aqui o lado do olhar muda tudo.

Olhar para baixo e à esquerda, faz com que a pessoa se conecte com o seu “eu” interior. É quando você começa a negociar com você mesma para saber se vai valer a pena, ou não, ir adiante com a história que você está contando, eu disse contando e não inventando, criando.

Olhar para baixo e à direita, conecta a pessoa com suas emoções. Quando estamos em um momento difícil ou um momento realmente incrível, nos conectamos com nossas emoções. Ao contar uma história, vamos olhar para baixo e à direita. É dessa forma que sabemos se a pessoa está se conectando.

Vale lembrar que se você quer ter certeza sobre o que vai acontecer é melhor pegar a pessoa de surpresa com suas perguntas. Portanto, nada de começar a conversa pelo telefone ou algo do tipo “mais tarde, vamos conversar”.

Repassando:

Olhar para cima é visual. À direita, criamos. À esquerda, lembramos.

Olhar para o meio é auditivo. À direita, criamos. À esquerda, lembramos.

Olhar para baixo à esquerda, diálogo interno.

Olhar para baixo à direita, diálogo emocional.

Para que seja dito que algo é realmente uma mentira, devemos analisar muito mais que o olhar. Mas, se você quiser começar a praticar, esse já é um bom começo.

Conversa com as pessoas sem julgá-las. Não tome decisões precipitadas.

Pense Nisso!

Márcio Câmara

Ajudo você a ser uma Mulher Segura e a tomar decisões acertadas para viver feliz no amor, no relacionamento, sem medo de ficar sozinha. Também participo do SuperEla, maior portal de empoderamento feminino do Brasil e do ParPerfeito, maior site de relacionamento do Brasil. Bora Ser Feliz?

Comentários no Facebook

Fez sentido para você? Deixe seu comentário. Gracias! ;)

%d blogueiros gostam disto: